Erês – Os intermediários dos Orixás
Um modo de ver diferente, uma energia
incontrolável, a mais pura e verdadeira vontade de ser feliz e de simplesmente
viver o que tiver que ser vivido. São através dessas emoções e da simplicidade
do olhar de uma criança, que despertam os Erês.
Erê é
uma palavra originária do yorubá e tem o significado de diversão e brincadeiras, contrário
ao que muitos acham quando associam sua tradução com criança.
Quando eles surgem no terreiro é a mais bela e verdadeira expressão de festa e
alegria, seu sorriso é contagiante e sua energia é a mais pura a ser notada,
pois eles veem o existir como uma grande benção.
Confira mais a seguir sobre a energia de um Erê e
como ele influencia na purificação do espírito:
Quem são os Erês
Erês são guias,
e tanto na Umbanda como no Candomblé são
estereotipados como crianças, porque é exatamente essa sensação que eles passam
com toda sua pureza. Só que na verdade eles são seres encantados, então nunca
passaram pela experiência do existir humana.
A missão de cada Erê é a de intermediar o contato
entre as pessoas e os Orixás (já que eles não falam), eles são o ponto exato
entre a nossa consciência humana e o inconsciente do Orixá. No Candomblé, os
Erês auxiliam os iniciados sendo os portadores das mensagens dos Orixás aos
seus filhos.
Esses seres de Luz trazem a
energia de renovação, enchem as almas de esperança e empolgação por tudo que é
novo, pois eles sabem que são nas incertezas que se pode encontrar as melhores
respostas.
Pense desta forma: se as coisas não foram como
imaginava até esse ponto de sua vida, isso é um sinal de que você precisa mudar
de rota, não é mesmo? Então se apegue às vibrações desses guias e permita que a
juventude e motivação percorram seu ser e te leve para melhores caminhos.
As características dos Erês
Esses encantados têm seus espíritos como os de
qualquer criança, esbanjam disposição e sinceridade e por isso, necessitam de
pessoas que os possam controlar sabiamente, para que eles consigam se
concentrar na missão a qual foram enviados.
Uma festa de Erê promete transmitir uma energia
única para quem a frequenta, é realmente um banho de renovação e ânimo para
todos que os buscam.
Apaixonados por doces, esses pequenos de espírito
infantil atuam na linha da direita, na Umbanda eles são da linha de Oxumaré, já no Candomblé os Erês são
mensageiros do Orixá de cabeça de quem os invoca.
Além de doce, eles também adoram
brinquedos que correspondem à sua linha de atuação. Muitos deles passam a gira
abraçados com bonecas, carrinhos, barcos, montados em cavalinhos, usando
espelhinhos, chupando chupetas ou até mesmo os dedos.
Erês não gostam de choro, farão de tudo para te ver
sorrir, e suas orientações serão todas voltadas a caminhos que te levarão às
conquistas e realizações.
Erês e Ibejis / Os Erês no Candomblé
Os Ibejis embora sejam crianças
extrovertidas, não são guias como os Erês, possuem suas representatividades
de Orixás e se diferem dos encantados em suas histórias e
atributos.
No Candomblé embora os Erês também sejam crianças,
pode-se dizer que eles são mais “comportados” (quando são educados
corretamente). Eles transitam as informações dos Orixás para seus filhos, sendo
assim são sempre solicitados pois somente eles estabelecem essa comunicação.
São figuras extremamente importantes, estão sempre
presentes e ajudam na limpeza da casa. A energia do terreiro está totalmente
associada com as vibrações dos Erês.
Como dito anteriormente, esses guias no Candomblé
seguem a linha do Orixá de cabeça de quem é iniciado na religião. E devido a
este motivo, sua nomenclatura está relacionada a este Orixá regente.
Alguns nomes de Erês no Candomblé:
Exú = Foguinho e Pinga Fogo;
Oxóssi = Andorinha e Flexinha;
Oxalá = Pombinha Branca e Caramujinho;
Oxum = Amorzinho e Espelhinho;
Yansã = Ventania e Tachinho;
Oxumaré = Chuvinha e Arco-Íris;
Yemanjá = Conchinha e Maré;
Nanã = Laminha e Lodinho;
Xangô = Gamelinha e Trovoada;
Ogum = Guerreirinho e Espadinha;
Omulú = Pipoca e Palhinha.
Erês e São Cosme e Damião / Os Erês na Umbanda
São Cosme e Damião são Santos da Igreja Católica amados
em diversas religiões, onde os Orixás Ibejis são sincretizados com os médicos
gêmeos. Na Umbanda é notável a adoração pelos dois irmãos, já que a própria
festa dos Erês é conhecida como Festa de São Cosme e Damião, onde há uma
comemoração para os encantados, repleta de doces e da energia da felicidade de
infância.
O motivo dessa representação ligada aos Santos é
devido ao costume que ambos tinham de atender pessoas carentes gratuitamente e
entregar doces às crianças que passavam por seus cuidados.
Esse simples gesto repleto de carinho ficou marcado
eternamente e passou a ser homenageado na Umbanda, com a entrega de docinhos
para as crianças que irão receber o passe nas giras.
Os Erês na Umbanda seguem a linha de Oxumaré pois
ambos trabalham no campo da renovação e da transformação com o intuito de
alcançar o sucesso em qualquer que seja o assunto.
Na Umbanda, os Erês como guias, dão passes para
aqueles que vão em procura de sua sabedoria e proteção, eles enchem o terreiro
de alegria e todos saem da festa muito mais motivados, com as energias
transformadas.
Alguns nomes de Erês na Umbanda: Erê Zezinho, Joãozinho, Pedrinho,
Mariazinha e Aninha. O que pode acontecer é desse nome ter um complemento e
isso determinar uma relação do Erê com um Orixá, por exemplo: Zezinho
Marinheiro (vibração de Yemanjá).
Pontos cantados dos Erês
Ponto 1
“PAPAI ME MANDA UM BALÃO
COM TODAS AS CRIANÇAS
QUE TEM LÁ NO CÉU
TEM DOCE PAPAI,
TEM DOCE PAPAI,
TEM DOCE LÁ NO MEU JARDIM!”
COM TODAS AS CRIANÇAS
QUE TEM LÁ NO CÉU
TEM DOCE PAPAI,
TEM DOCE PAPAI,
TEM DOCE LÁ NO MEU JARDIM!”
Ponto 2
“YEMANJÁ,
CADÊ OGUM,
FOI COM OXÓSSI AO RIO DE JORDÃO,
FORAM SALDAR, SÃO JOÃO BATISTA,
E BATIZAR COSME E DAMIÃO.
FOI COM OXÓSSI AO RIO DE JORDÃO,
FORAM SALDAR, SÃO JOÃO BATISTA,
E BATIZAR COSME E DAMIÃO.
YEMANJÁ, CADÊ OGUM,
FOI COM OXÓSSI AO RIO DE JORDÃO,
FORAM SALDAR, SÃO JOÃO BATISTA,
E BATIZAR COSME E DAMIÃO.”
FOI COM OXÓSSI AO RIO DE JORDÃO,
FORAM SALDAR, SÃO JOÃO BATISTA,
E BATIZAR COSME E DAMIÃO.”
Oferendas aos Erês
IMPORTANTE: toda
oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá
possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os
conhecem após anos de prática na religião.
Como eternas crianças, suas principais oferendas
são a base de doces e brinquedos. Os Erês também gostam de comidas típicas
afro, como o mugunzá e carurú.
Dias dos Erês
Os domingos e segundas são os seus dias da semana.
O dia da comemoração em nome dos Erês é 27 de setembro.
Cores dos Erês
Os Erês gostam de todas as cores, principalmente em
tons mais claros. As mais características são rosa, azul e verde bebê.
Oração aos Erês
“OMI IBEJI.
BEJÉ ERÓ! SALVE A FORÇA DAS CRIANÇAS! SALVE OS ERÊS FORÇA PURA,
VERDADEIRA, QUE RELUZ NO CÉU AZUL TRAGA AO NOSSO LAR A PAZ E A ESPERANÇA, ZELE
POR TODAS AS CRIANÇAS.
ENCAMINHE
MINHAS PRECES A OXALÁ PAI DE IMENSA PUREZA, QUE MEUS PEDIDOS FEITOS COM
CLAREZA E VERDADE SEJAM ATENDIDOS. (FAZER UM PEDIDO)
DOCES
CRIANÇAS, OH ERÊS! REPRESENTANTES DE COSME E DAMIÃO, QUE VOSSA SANTA
PROTEÇÃO ME SIRVA DE CONSOLO E APOIO NAS HORAS DIFÍCEIS. ACEITEM MINHA HUMILDE
OFERENDA QUE É FEITA COM VERDADE E FÉ E INTERCEDA POR MIM JUNTO AO PAI DE
AMOR SUPREMO. AGRADEÇO AS CRIANÇAS!
SALVE ERÊS!”
Saudação aos Erês
Saudação: Bejiróó! Oni Beijada! – A saudação tem
significado de: “Ele é dois!” ( a mesma dos Ibejis).
Os Erês são fonte de energia e renovação. Eles
despertam em nós nossa mais pura essência, vontade de progredir e de buscar a
felicidade plena. Esses sentimentos são oriundos do nosso verdadeiro eu, que
acabamos reprimindo durante nosso crescimento, mas que os Erês conseguem
enxergar e farão o possível para que você relembre o verdadeiro significado de
viver.
Leia também em nosso blog sobre os Ibejis,
suas histórias e o poder desses Orixás!
Por
Carol
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